Stevan Gaipo
Histórias

Conheça a história da Stevan Gaipo Enterprises Latinoamerica

Postado em 1 de junho de 2020 por Stevan Gaipo

A Stevan Gaipo Enterprises Latinoamerica é uma holding pertencente ao senhor doutor Stevan Gaipo, que administra um conglomerado de empresas do ramo do entretenimento.

Criada em 2018 pelo empresário, comediante, apresentador de TV e escritor brasileiro, Stevan Gaipo, a holding começou como apenas uma empresa de entretenimento, e seu nome era Stevan Gaipo Enterprises. O primeiro presidente da companhia foi o senhor Paulo Roberto da Silva Araújo, estando Stevan Gaipo apenas como artista e administrador.

Sob o comando de Paulo Araújo, em uma fase muito difícil e de poucos recursos, os negócios prosperaram bastante, até que em 2019 a audiência aumentou consideravelmente, atingindo importantes índices nacionais, fazendo crescer o faturamento. Foi aí que o senhor doutor Stevan Gaipo decidiu ampliar e profissionalizar a empresa. Ele assumiu a presidência da organização e transferiu Paulo Araújo para o cargo de vice-presidente.

Aí então foram criadas as empresas subsidiárias que seriam administradas pela Stevan Gaipo Enterprises.

Stevan Gaipo Ao Vivo
Responsável pela criação, produção e execução de shows do artista Stevan Gaipo

Stevan Gaipo Entretenimento (hoje, Stevan Gaipo Audiovisual)
Responsável pela criação e distribuição de conteúdo de entretenimento online.
Pouco tempo depois passaria a ser chamada pelo nome com a qual é conhecida hoje: Stevan Gaipo Audiovisual. O motivo da mudança é o fato de que Entretenimento causava confusão com Enterprises, nome da holding.

Stevan Gaipo Logística
Responsável pela organização de qualquer demanda logística das empresas do grupo.
Pouco tempo depois foi extinta, e suas funções foram incorporadas pela Stevan Gaipo Entretenimento.

Stevan Gaipo Produtos Corporativos
Responsável pela venda de shows corporativos do artista Stevan Gaipo para empresas e eventos.

Stevan Gaipo Marketing
Responsável pela venda da imagem do artista Stevan Gaipo para anúncios.

 

O protagonismo da Stevan Gaipo Audiovisual

No começo, a Stevan Gaipo Audiovisual (SGA) representava 0% di faturamento da holding, mas já era considerada por seu CEO, senhor doutor Stevan Gaipo, como a mais importante empresa do grupo. Era ela quem mantinha viva todas as outras. A realização de shows dependia do sucesso dos conteúdos produzidos pela SGA, a venda de imagens para anúncios também.

A SGA portanto era quem recebia a maior atenção estratégica, mesmo não rendendo nem 1 real de faturamento.

Foi criada, dentro da SGA, a Sub-secretaria de Relacionamento com Fãs (SUSERFA), responsável por manter um contato próximo com os seguidores mais assíduos. Débora Stavrakas Gaipo foi nomeada Sub-secretária, responsável pela instituição.

Pouco tempo depois, após denúncias de corrupção e má administração, Débora Gaipo foi destituída de seu cargo na SUSERFA, e passou a atuar na instituição apenas como colaboradora. Em seu lugar, foi nomeada a sub-secretária Aspásia Stavrakas de Fátima Gaipo.

Foi aberto um processo na justiça para fazer com que Débora devolvesse o cartão de memória pertencente a SUSERFA. O processo nunca foi concluído.

 

Abertura do capital na bolsa de valores

Anos mais tarde o CEO da holding, senhor doutor Stevan Gaipo, decidiu mover uma guinada na organização e a preparou para a abertura de capital na bolsa de valores, além de iniciar projetos e investimentos arrojados.

A holding passou a se chamar Stevan Gaipo Enterprises Latinoamerica. O CEO e proprietário de tudo manteve a presidência apenas da Stevan Gaipo Audiovisual , que ainda tinha faturamento zero, e o controle da holding. As presidências de todas as outras empresas foram passadas para Bruno Berg Camisasca.

A, agora, SGE Latam, transformou o cargo de presidente em CEO, e o de vice-presidente foi extinto. Paulo Araújo passou a ser então presidente do recém fundado Conselho Deliberativo, Estratégico e Administrativo; que no início contava com um quadro de conselheiros composto por apenas o Paulo. Tudo foi uma manobra para arranjar um cargo e não demitir o pobre coitado, tão importante na história da empresa.

A audiência dos conteúdos da marca deu um grande salto sob a gestão exclusiva de Stevan Gaipo e, com o início das monetizações do Facebook, passou a representar não só a principal empresa da holding, mas também a empresa de maior faturamento do grupo.

O surgimento da SBT

Após 1 ano de sucesso de audiência e faturamento da SGA, o senhor doutor Stevan Gaipo decidiu investir em novos formatos e na criação de programas de TV. Surge então a emissora responsável pela produção e veiculação programas, a Stevan Brasileiro de Televisão (SBT).

A empresa se mostrou um acerto estratégico, mas um pesado erro administrativo. Contribuiu enormemente para o fortalecimento da marca, o crescimento das diferentes plataformas do grupo e a conquista de novos públicos, mas custava caro demais e o faturamento não era suficiente.

Em uma primeira tentativa de corrigir a rota, a SGE Latam desmanchou as estruturas de produção da emissora e passou a contar com mão de obra terceirizada. O custo foi barateado, mas ainda não era suficiente. Foi aí então que a programação contínua da SBT foi interrompida, e ela se tornou uma plataforma de streaming multicanal, administrada pela Stevan Gaipo Audiovisual.

Seus formatos e programas seguiram fazendo sucesso, com notório destaque para o Auto Pobre, que multiplicou seu público.

Organograma da SGE Latam – atualizado 2020