Terapia é muito diferente do que você imagina
Obviamente esse texto é pra quem não faz terapia. É destinado para pessoas que refutam a ideia de procurar ajuda terapêutica, em imensa maioria das vezes por preconceito e desconhecimento.
Terapeuta não dá conselhos
Muita gente acha que vai sentar diante do terapeuta, contar seus problemas e o terapeuta vai dizer a ele o que fazer. É comum essas pessoas dizerem “eu não preciso pagar alguém pra isso, eu sei o que fazer”. Fato é que terapeuta não dá conselho e nem diz o que fazer. A vez que eu disse isso pra minha tia enquanto a convencia de fazer terapia, ela disse:
– Ué, então o terapeuta faz o quê?
Faz você se ouvir, vai guiando suas pensamentos, extraindo de você informações, para que você mesmo as ouça. Muitas vezes você está perdido porque não está se ouvindo, não está olhando pra você mesmo, pras suas atitudes, motivações, para o que te leva a tomar as ações que você toma. Você é como uma empresa definindo estratégias baseadas em nada. O terapeuta faz você se ouvir. Aos poucos você vai ver que dento de você tem dados que respondem às suas angústias, dúvidas, inseguranças.
– Como assim eu não estou me ouvindo? Eu convivo comigo o tempo todo.
Mas não está se ouvindo. Isso é muito comum. A gente vive em sociedade, logo a gente vive muito pais para atender as demandas sociais e as expectativas dos outros sobre nós que para a nossa própria realização. Basta ver o tanto de gente que tá no curso superior que não queria, que topa um rolê com amigos quando preferia ficar deitadinho em casa só para os amigos não ficarem chateados, enfim, quem a gente menos escuta é a gente mesmo.
A medida em que o terapeuta vai fazendo você se ouvir, você vai encontrando os pontos que precisa de mudanças, você consegue definir, de maneira agora mais coerente e sensata, as suas estratégias e você diz a você mesmo o que fazer.
Terapia não é pra doido
Esse é um preconceito que recai muito sobre a terapia e é o mais ignorante deles. Terapia não é pra doido, terapia é pra quem quer melhorar, viver melhor. Se você tem alguma insegurança, algo que te causa angústia, sofrimento, uma relação conflituosa com alguém próximo, ansiedade e coisas similares, terapia é pra você, assim como é pra mim e mudou a minha vida.
Terapia é um processo
Você não vai entrar lá na primeira sessão e sair com respostas. Depende muito dos problemas que você leva para a terapia. Eu levo uma coisa de cada vez, e dependendo do tamanho do problema são necessárias 1, duas ou várias sessões para eu começar a entender e solucionar aquele problema. Mas nada melhor que ter clareza de algo que está dando errado e parar de ser escravo de nosso próprio sentimento.
Terapia é uma tarefa que exige esforço
Não é só sentar diante do psicólogo, falar, ouvir as ponderações dele e sair de lá curado. Se você tem um problema com a esposa ou com o filho, ao entender esse problema você vai precisar adotar uma nova estratégia. Essa nova estratégia frente a um problema enraizado requer esforço. Se você sair da terapia fazendo o mesmo que fazia antes (como alguns pacientes de terapia fazem) as coisas vão continuar iguais, lamento informar.